Os movimentos Occupy já sofreram pressões para serem silenciados por todo o mundo. Este é, infelizmente, mais um exemplo de brutalidade policial. Com vídeos.
Foi votado no Occupy Oakland o uso de um edifício para centro comunitário. No seu blog oficial, o movimento dá a entender que existem graves problemas na cidade e que este não era definitivamente uma prioridade.
Policias dispararam contra manifestantes, embora segundo o mesmo blog, a lei indique que têm que dar ordem de disperssão antes de agirem com força, algo que não foi feito.
Os media Portugueses, mais em concreto a Lusa, falam em mais de 100 detenções e parecem “desdramatizar” as coisas. No estrangeiro, fala-se em mais de 300, mas todos sabemos que Portugal sempre teve dificuldade em contar quaando não lhe convém.
O Occupy Oakland e os restantes movimentos Occupy fazem parte de um movimento internacional sem lideres, gerando consenso através de voto. O primeiro movimento semelhante foi o Ocupar Wall Street criado há já alguns meses.
Em Portugal nunca houveram prolemas policiais destes com o movimento Ocupar Lisboa, que terminou ocupação em Dezembro. Houvem-se rumores, desde então, de uma possível reocupação dentro em breve.
A nossa solidariedade é global e vai para todos os movimentos Occupy com opressão policial.