Não podem entrar os advogados porque eles não estão “detidos”, estão “retidos”. Uma pequena alteração no Português que parece alterar bem mais na vida real.
A manifestação estava convocada para as 15h. Pelas 15h30m fazia-se os preparativos e dava-se início ao que iria ser uma tarde não só de muito calor mas também de muita injustiça.
Na praça da figueira, agentes da PSP “pararam” a manifestação, revistaram e deteram pessoas. Quando os advogados tentaram ir ao encontro dessas pessoas, não puderam. Porquê? Para a PSP eles não estavam detidos, estavam “retidos”. Não é uma nova lei em Portugal, é sim uma manobra, perfeitamente injusta, de tratar um cidadão.
Nunca se viu vedado o acesso a uma esquadra. Nem a um cidadão nem a um advogado.
Também nunca se viu ser negado o direito de livre circulação a manifestantes que apoiam pessoas “retidas”. Parece que estamos na Europa, onde normalmente esse direito está consagrado. Mas cuidado com as bussolas, estamos em Portugal.
O que estas fotos mais provam é a pacificidade desta manifestação.
O que a PSP provou foi que além da “folga” de 25 de Abril e 1 de Maio, continuamos no clima de amedrontar manifestantes.
Para quando o próximo arguido?
Ver as fotos no Facebook em HD
Mais fotos tiradas por PM
Vídeos
Mais informações no fórum Tugaleaks.