O site rnbxclusive.com que partilhava música online foi fechado por autoridades do Reino Unido. No entanto o domínio é dos USA. Curioso? Nós também.

 

rnbxclusive.com

 

O domínio foi registado na GoDaddy, uma empresa nos Estados Unidos. Para além disso, o alojamento, Rackspace, é também sediado nos Estados Unidos.
Aparentemente, tudo leva a crer que o Reino Unido deitou abaixo domínios dos Estados Unidos, algo completamente fora da sua jurisdição. Mas não é bem assim.

Ambos as empresas (GoDaddy e RackSpace) têm escritórios no Reino Unido, e pode ser por aí que a SOCA (Serious Organized Crime Agency) pode ter aberto o precedente e ter feito o forcing para este domínio ter sido fechado.

Os Estados Unidos quando fecham um site costumam apenas indicar os crimes e colocar uma imagem que já vimos como cliché em sites como o MegaUpload. No entanto em vez disso, a SOCA publicou uma mensagem online, contendo o IP, Browser, Sistema Operativo e tempo de acesso ao site, indicando também que quem tivesse feito o download de música daquele site poderia incorrer em crime. Termina, dizendo que “estamos a monitorizar tudo” e apontando para o site pro-music.org.

Esta ameaça pode ter surtido efeito mas da forma contrária, uma vez que a SOCA passado umas horas alterou a mensagem para esta.

Esta, que se saiba, é a primeira ação do género onde um Governo “salta” a jurisdição usando escritórios locais para fazer valer a sua lei nos outros países.
Que se saiba também não existiu julgamento ou foi atribuída culpa.

Esta ação vem no mesmo dia do Jornal i e outras fontes de informação adientarem que a ACTA tem os dias contados. Será que tem? Parece-nos que não. Parece-me que o que acabamos de ver aqui é exatamente o que ACTA quer fazer.
Mas foi feito sem nome, sem acordo e com poucos media a falar disso (fluxo do Google News sobre o tema). Ou seja, a ACTA veio para ficar mas camuflada, onde cada pessoa, individualmente, tem que estar mais atenta ainda ao que acontece à sua volta.

É assim que perdemos a Internet.