Amanhã entre as 18h e as 21h vai-se realizar na UMAR (Rua da Cozinha Económica,
A discussão das ideias é factor essencial para o desenvolvimento de massa critica. Quando ansiamos por uma Democracia Participativa temos a responsabilidade de nos informarmos, aceitando como possíveis as diferentes variáveis de um mesmo problema, sem contudo deixarmos de as questionar.
A ‘Dívida Soberana’ é causa de medidas de brutalidade sem precedentes que representam um retrocesso civilizacional ímpar. É por isso necessário perceber como chegámos até aqui e que alternativas ponderar para a saída desta situação de crise.
O enfoque da tertúlia, espera-se, será conduzido tendo em vista o esclarecimento das diferentes respostas e a procura dos pontos em comum entre elas. Lema: aprender, ensinar, absorver, pensar e questionar.
A história mostra que o que se constrói hoje, além de inédito, é suficientemente importante para que ao menos se procure o reforço das ideias que levarão ao resultado final: – A vitória sobre os que têm a altivez de decidir por tod@s, sem que tod@s sejam chamados a opinar ou sequer saibam os contornos do que foi decidido.
Oradores convidados
- Renato Guedes – Membro do Comité para a Anulação da Dívida Pública Portuguesa [CADPP] e da revista Rubra. Profissionalmente, Renato Guedes é investigador do Centro de Física Teórica e Computacional da Universidade de Lisboa.
- Rui Viana Pereira – Membro do Comité para a Anulação da Dívida Pública Portuguesa [CADPP] e da Iniciativa de Auditoria Cidadã [IAC]. Rui Viana Pereira é também tradutor do Eric Toussaint para português.
- João Camargo – Jornalista, Eng.º do Ambiente e estudante de Economia na London School of Economics.
- Paulo Trigo Pereira – Economista. Professor de Economia do ISEG. Autor da petição contra o Orçamento de Estado para 2012 e do livro ‘Dívida Pública e Défice Democrático’.
Moderadora: Cátia Viegas