skip to Main Content
Mais uma fraude no site do IEFP. Se és a Ana Batista e tens o Cartão de Cidadão número 11658159, parabéns, tens emprego garantido. A recente publicação do Tugaleaks sobre mais uma oferta de emprego fraudulenta e antecipadamente “apadrinhada” gerou polémica há dois dias atrás. No final do dia em que foi publicado o anúncio duas fontes anónimas contactaram o Tugaleaks com um outro anúncio também em Tavira – aparentemente a cidade onde os empregos estão previamente oferecidos – que é ainda mais grave que o anterior. No anúncio é apresentado o nome do candidato e também o “CC” que se assume ser o Cartão de Cidadão, isto claro, para não haver enganos. As declarações proferidas que dão como normal e legítimo este procedimento ofendem não só cada e qualquer Português desempregado como os empregados. Ofendem a nação, o livre acesso ao emprego, a ética e os bons costumes. Embora o link da oferta já tenha sido apagado, o Tugaleaks não deixa de a publicar, por considerar esta ainda mais fraudulenta que a anterior. Outra fonte anónima confirmou ao Tugaleaks que as empresas podem adicionar esta informação “mas não nesse campo” e que “provavelmente como é a mesma zona podemos assumir com algum grau de certeza que foi a mesma empresa”. Esperamos por melhores dias. Se não fores Vera Pereira ou Margarida Batista, espera pelo dia de amanhã, pode ser que tenhas sorte.

Oferta de emprego… apenas para a Vera Pereira

Se não te chamas Vera Pereira, esta oferta de emprego não é para ti. No site do IEFP uma oferta de Educadora de Infância mostra na parte “Outros conhecimentos” a mensagem “SÓ A ADMITIR A VERA PEREIRA”.

 

Oferta de emprego... apenas para a Vera Pereira

 

O desconforto para com o IEFP pelos cidadãos que continuam desempregados é já grande. É também facto público que existem ilegalidades dentro dos próprios sites de emprego do governo, o que é manifestamente o caso, embora se possa tratar simplesmente de um erro inocente. Também não é novidade que as ofertas de emprego com valores abaixo dos permitidos por lei estão a aparecer todos os dias.

O que ninguém esperava era que, de forma tacita e coesa, fosse anunciado o “vencedor” do concurso antes das pessoas se possam candidatar.
No anúncio publicado no site do IEFP (netemprego.pt) e também no site “oficial do governo” (netemprego.gov.pt), pertencente ao Ministério da Economia e do Emprego, pode-se ler na parte “Outros conhecimentos” a mensagem “SÓ A ADMITIR A VERA PEREIRA”.

 

Anúncio do IEFP

 

 

O anúncio contém ainda outros problemas, uma vez que no sector de actividade menciona pessoas idosas mas na profissão menciona educador de infância.
Assim, a oferta 587847025 do site contém irregularidades e mantém-se online até ao momento desta publicação. É um tacho evidente… para a Vera Pereira.

O Movimento Sem Emprego (MSE) que tem há vários meses promovido campanhas e manifestações contra o Governo por achar que os esforços deste não se adaptam à realidade – como o caso do Impulso Jovem – tem um contador que apelidam de “real”e que é bem diferente dos números do Governo.

António Roberto, “apenas” mais um desempregado, afirmou ao Tugaleaks que “É aí nesse site que vou todos os dias pesquisar, a cada dia que passa a vontade de desistir é enorme, pois é um site oficial onde os desempregados se registam para procurar o que é raro existir em concreto. O IEFP agora ‘delegou’ nas juntas de freguesia algumas das suas competências mas a trampa é a mesma”.

Hoje, o tacho torna-se visível. Hoje o emprego vai para a Vera Pereira.

 

ACTUALIZAÇÃO 9H50M: A Vera já “saiu” do anúncio

Sou um geek com 35 anos, trabalho há mais de meia vida na Internet. Atualmente sou administrador de sistemas na área de webhosting e segurança informática, trabalho também com escrita criativa para marketing digital e mais umas coisas em modo workaholic. Defensor dos direitos digitais.

This Post Has 65 Comments

Back To Top
Ver
Esconder