Rebentar e explodir são as palavras de ordem. Na passagem de ano vai ser essa a sensação que os Portugueses vão ter quando estiverem a pagar um milhão de euros para fogo de artifício.
Se pensa que por o fogo de artifício vai durar a noite toda, é provável que esteja enganado.
No ano de 2011 o foto de artifício custou 736 mil euros e durou apenas oito minutos.
É assim que se comemora à grande a passagem de ano na Madeira. Enquanto as festas e “festinhas” de Portugal se ficam por quantias que rondam os 10 mil euros até aos 50 mil euros para os mais ousados, que inclui na maioria dos casos algo além do fogo de artifício, a Madeira decidiu ter um ajuste directo no valor de 857.934,00EUR mais IVA, somando um total de 1.055258,82EUR.
Este milhão de euros e mais “uns pózinhos” foram adjudicados à empresa Macedos Pirotecnia, Lda. que apenas em ajustes directos já recebeu mais de três milhões de euros.
Quando o fogo de artifício “rebemtar”, lembre-se também da sua carteira que vai “rebentar” ao pagar este ajuste directo milionário apenas por uns momentos.
A festa dos anos anteriores
A mesma empresa, Macedos Pirotecnia, Lda., teve o ajuste directo do ano passado na Madeira. Em 2013 o valor foi de 774 mil euros, sem IVA, quase menos cem mil euros do que no ano de 2014.
Já em 2011 a situação foi notícia no Jornal Expresso, indicando que os 736 mil euros usados duraram apenas oito minutos e que fonte do Governo Regional a indica que existiu um “decréscimo de 30 por cento” face aos anos anteriores.
Como se pode verificar em 2014 a posição é invertida, ficando o contribuinte a pagar mais do que nos anos anteriores. Mesmo em tempo de crise.