Assange é visto como uma pessoa que destrói a vida a 2000 informadores. É também tido como alguém que pinta o cabelo. Desmente ambos os factos e publica o guião completo.

Depois do caso de Snowden, a Wikileaks tem estado adormecida. Mas recentemente voltou a ser notícia pela controvérsia das suas acções. O filme The Fifth Estate, que em Português tem o título de O quinto Poder, é uma biografia e um drama baseado na vida de Assange e na forma em como criou o site Wikileaks.

No IMDB, tem uma review de 6.5, sendo 10 a nota final. Esta nota tem crescido, tendo há poucos dias uma nova de 6.0 que, com a polémica, aumentou 0.5 pontos.

 

 

Wikileaks divulga guião complete do The Fifth Estate e desmente acusações feitas no filme

 

Assange divulgou o guião completo do filme, argumentando também que alguns factos do filme estão errados.
Dá como exemplo que nunca pintou o descolorou o cabelo nem tão pouco é responsável pelos eventuais danos a 2000 informadores norte-americanos.

O filme é baseado em dois livros, Inside WikiLeaks: My Time with Julian Assange at the World’s Most Dangerous Website por Daniel Domscheit-Berg e WikiLeaks: Inside Julian Assange’s War on Secrecy, por David Leigh e Luke Harding.

 

Assange pede a “Assange” para não entrar no filme

Há cerca de duas semanas, Assange solicitou, através de um e-mail com 10 páginas, para que Benedict Cumberbatch, que faz de Assange no filme The Fifth Estate, não aceitasse fazer o filme.
Embora Benedict Cumberbatch tenha feito vários pedidos para conhecer Assange, que foram recusados, depois de recebido o e-mail ficou quatro horas a pensar antes de responder, isto porque, conta o Dailymail, “sou um ser humano”.
Depois de pensada a resposta, decidiu que iria para a frente com o seu papel no filme.

 

Ver o documento completo

 

 

Trailer