CM de Sesimbra diz que dívida é “equilibrada e controlada”… no valor de 43.3 milhões de Euros

CM de Sesimbra diz que dívida está “equilibrada e controlada”… no valor de 43.3 milhões

A Câmara de Sesimbra tem empréstimos a saldar durante mais de uma década, mas o seu presidente, também candidato à CDU, diz que a dívida está “equilibrada e controlada”.

 

[alert style=”white”]ACTUALIZAÇÃO 27-09 9:59: a CM Sesimbra informou o Tugaleaks de que a receita são 42 milhões de Euros e a dívida de 35 milhões de euros [/alert]

 

O Tugaleaks teve acesso a documentos que provam a grave e caótica situação financeira da Câmara Municipal de Sesimbra. Estes documentos que o Tugaleaks disponibiliza, não só sobre a dívida, são ”do conhecimento da Câmara Municipal de Sesimbra e está acessível a todos aqueles que a solicitarem, sejam jornalistas ou cidadãos”.

A CM Sesimbra aderiu ao Programa II do PAEL, para o pagamento das dividas vencidas de curto prazo, ou seja, dividas de 2011 ainda por pagar a 31 de Março de 2012.
O valor do empréstimo foi de 8,9 milhões de Euros de empréstimo a 14 anos com taxa bonificada relativamente ao que se pratica na banca mas por outro lado com restrições impostas decorrentes do Plano de Ajustamento Financeiro (PAF).
Em suma, o encargo anual para a câmara é quase de 1 milhão de Euros, resultante de uma conta simples: 8.900.000€/14anos=635.000€ mais juros.

 

CM de Sesimbra diz que dívida é “equilibrada e controlada”… no valor de 43.3 milhões de Euros

 

Dívidas  de 2012

Relativamente às contas da Câmara Municipal, a dívida liquida efectiva, incluindo os compromissos para o futuro, rondam os 43.3 milhões de Euros.
Já a receita, montante que a Câmara pode efectivamente receber por ano, são cerca de 30 mil euros.
O PAEL vai também obrigar a um aumento de impostos no próximo ano. O IMI pode chegar á taxa máxima permitida e os impostos municipais vão aumentar 10%.

 

Documentos do PAEL disponibilizados apenas este mês

Com o contrato feito em 16 de Novembro de 2012, e a obrigatoriedade de publicar os documentos do PAEL no site oficial da Câmara Municipal, estes documentos apareceram apenas no início do mês e depois de vários pedidos do Tugaleaks junto da autarquia.
Embora a autarquia tenha alegado que alguns documentos tenham sido publicados, esporadicamente, em notícias, não se encontravam num local de fácil acesso e de forma completa.
Uma pesquisa no Google por “cm sesimbra pael” retorna vários links que foram criados apenas este mês conforme a imagem seguinte ilustra. Ou seja, foram disponibilizados quase um ano depois do contrato.

 

CM de Sesimbra diz que dívida é “equilibrada e controlada”… no valor de 43.3 milhões de Euros

 

Esta pode ser uma possível violação do estipulado no acordo do PAEL, na lei 43/2012, nomeadamente no Artigo 13.º:

Artigo 13.º
Publicidade
O município divulga no sítio oficial da Internet, bem como em edital afixado nos lugares de estilo e, caso exista, no boletim da autarquia, os seguintes documentos:
a) Pedido de adesão ao Programa;
b) Contrato celebrado com o Estado, incluindo todos os documentos anexos.

 

O Tugaleaks disponibiliza um conjunto de documentos, cedidos por fonte do Governo, que mostram as dívidas e todos os documentos entregues no PAEL.

 

Download dos documentos (3.11MB)

 

 

 

Previous Article

Wikileaks divulga guião do The Fifth Estate e desmente acusações feitas no filme

Next Article

PSD de Lamego cria vídeo onde se mostra os dotes sexys da “primeira vez” de uma jovem

View Comments (8)

Comments are closed.

Ver
Esconder