skip to Main Content
Gabinete de Passos Coelho custa por ano 1.629.199,56EUR apenas em pessoal

Gabinete de Passos Coelho custa por ano 1.629.199,56EUR apenas em pessoal

São dez secretárias pessoais, um motorista para 4.6 pesoas, e muita despesa. O valor anual é a soma de todos os salários que constam no site do Governo.

Vítor Gaspar emitiu um despacho em que proíbe toda e qualquer despesa do estado sem a sua autorização. Paralisou o estado. Segundo o comunicado ao qual o Tugaleaks teve acesso tal deveu-se “a esta nova realidade e de reforço do controlo da execução orçamental, nomeadamente no que se refere à determinação de fundos disponíveis no âmbito de cada um dos Programas Orçamentais”.

O Ministro, pelo tom do despacho, quer culpabilizar o Tribunal Constitucional. A questão é, como pode Gaspar cortar acima dele? Neste caso, no primeiro Ministro?

 

Gabinete de Passos Coelho custa por ano 1.629.199,56EUR apenas em pessoal

 

Quanto e como gasta Passos Coelho?

O Tugaleaks consultou o site do Governo. O Gabinete de Passos Coelho gasta por ano cerca de 1.629.199,56EUR apenas com pessoal, excluindo tudo o resto.
Conseguimos apurar que existem 10 secretárias pessoais (todas mulheres), 4 técnicos especialistas, 11 motoristas, 1 coordenadora de apoio técnico administrativo, 1 chefe de gabinete, 9 assessores (homens e mulheres), 11 pessoas de apoio técnico administrativo, 9 pessoas de apoio auxiliar e 6 adjuntos. No total, o Gabinete do Primeiro-Ministro é composto por 62 pessoas. Excluindo os 11 motoristas, por cada 4,6 pessoas existe um motorista. Mas provavelmente nem todas as pessoas precisam de um motorista ou têm direito a um.

Já em plena crise, a 28 de Fevereiro, foi feita a última nomeação de um assessor, Gilberto Jorge de Sousa Jerónimo, com um vencimento de 3653,81EUR.
Sobre os vencimentos, o mais baixo pertence a uma pessoa que fez apoio auxiliar de 58 anos, 975,52EUR. O vencimento mais alto é de 4592,43EUR.

Esta é a visão geral do que os Portugueses têm que suportar quando existe, na realidade, uma crise para sustentar.

Sou um geek com 35 anos, trabalho há mais de meia vida na Internet. Atualmente sou administrador de sistemas na área de webhosting e segurança informática, trabalho também com escrita criativa para marketing digital e mais umas coisas em modo workaholic. Defensor dos direitos digitais.

This Post Has 44 Comments

Back To Top
Ver
Esconder