A Fundação para a Ciência e Tecnologia, que o Governo em finais de 2012 atribui a competência de gerir os .pt, nem o seu próprio domínio (fct.pt) renovou.

Á semelhança do domínio de Cavaco Silva (cavacosilva.pt), entretanto já renovado, parece que a entidade que vai no futuro regular os domínios .pt nem o seu próprio domínio consegue renovar.

 

Domíniops .pt

 

Segundo informações no whois do domínio, o fct.pt – domínio da Fundação para a Ciência e Tecnologia –  devia ter expirado a 28/07/2012. No entanto, o domínio continua em funcionamento. Normalmente, quando os domínios não são pagos os sites ficam offline para toda a Internet. Será que a FCT é “especial”?

O Tugaleaks tem conhecimento de outros domínios revogados, incluindo alguns do Governo, e irá em seu devido tempo e de forma faseada, dar a conhecer o que se passa no registo dos domínios .pt, pois no entendimento deste Movimento Cívico que se especializa em questões de Internet, se a FCCN tinha algumas falhas na gestão dos domínios, a FCT começa com a maior falha de todas: não “existe” legalmente na Internet.

 

Whois fct.pt

 

 

O decreto-lei que define a alteração orgânica do Ministério da Educação e Ciência, visa “integração da missão e das atribuições da Fundação para a Computação Científica Nacional na Fundação para a Ciência e Tecnologia” e também, de uma forma geral, a redução de custos.

O domínio custa apenas 22EUR mais IVA.

 

Embora reitores de várias universidades duvidem da praticabilidade desta decisão e até dos apoios online em formato de carta dirigida ao Primeiro-Ministro, o Governo parece até ao momento não recuar nesta decisão.