Investigações levadas a cabo pelo Tugaleaks no dia de ontem revelaram a antiguidade da base de dados.

A base de dados estava disponível na Internet há vários meses, pelo menos desde Junho. Essa é a conclusão de uma investigação exaustiva que o Tugaleaks fez, tendo ido até ao encontro de um jovem que foi “intimidado” e quase “assediado” por um utilizador anónimo, que teria já acesso à base de dados em Junho deste ano.

 

Candidato ao Secret Story apresenta queixa na CNPDImagem: RiDFiCK

 

Segundo e-mails enviados por André Caeiro de 29 anos ao Tugaleaks, a 3 de Junho recebeu na sua caixa de correio uma “ameaça” de expor a sua identidade em público.
Uma pequena troca de e-mails e a coincidência de pouco tempo antes ter preenchido o questionários o Secret Story com várias perguntas de foro íntimo, fizeram notar que algo estaria mal. Mas na altura, André decidiu não ligar ao sucessivo, até ter visto a base de dados na Internet no dia de ontem.

O André falou com o Tugaleaks. Começa por dizer que “inscrevi-me para tentar melhorar a minha vida pois de momento estou desempregado e vi ali uma oportunidade”.
Adianta ainda, sobre o ataque informático, que “não entendo o porquê de hackers/anons fazerem isto, ao invés de usarem os seus conhecimentos para o bem. O nosso país está a atravessar uma fase bastante má e isto não melhora nada, muito pelo contrário já que um programa de televisão deixa de ter interesse pois todos os seus segredos passaram a estar revelados, e para além disso há agora 80000 pessoas com medo que os seus dados e segredos venham a público”.

 

Queixa na CNPD

André apresentou queixa na Comissão Nacional de Proteção de Dados. Parte da queixa reside na incapacidade da Endemol em guardar em local seguro, os dados pessoais dos concorrentes. Este concorrente, que não foi seleccionado, sente-se lesado.

A queixa apresentada, à qual o Tugaleaks teve acesso, indica o seguinte:

Venho por este meio acusar a Endemol de divulgação de dados privados das candidaturas ao programa da TVI “Secret Story 3”.
No inicio de Julho, quando abriram as inscrições para o programa, apresentei a minha candidatura e respondi a todas as perguntas (a maioria muito intimas e privadas) do inquérito. Passados uns dias comecei a receber e-mails de uma pessoa que ameaçava contar os meus segredos em publico caso eu não fizesse o que ele pedia, e mostrou pedaços dessa mesma candidatura que eu tinha preenchido uns dias antes, com informações que apenas eu conhecia. Como viu que não ía conseguir chegar a nenhum objectivo comigo,
deixei de receber e-mails dele (possivelmente começou a enviar a outro candidato). Tenho em minha posse todos os e-mails trocados com essa pessoa. Tudo isto passou-se em Julho. Ontem, as candidaturas dos participantes aceites na casa foram divulgadas online (aposto que pela mesma pessoa que me enviou os e-mails a ameaçar-me) e o programa de televisão perdeu todo o interesse pois com a publicação das candidaturas, deixaram de existir segredos no jogo, que era o seu intuito.
LINK: http://pastebin.com/FU8x2xv6
Por falta de protecção de dados tão sensiveis como segredos e dados privados e secretos, desejo procedimento criminal após averiguação dos acontecimentos.

 

Endemol recusa ajuda

Segundo as notícias de hoje, a Endemol apresentou uma queixa na PJ. Em menos de 1h da notícia, o Tugaleaks enviou um e-mail para a Endemol a prestar todo o seu apoio nesta situação e a dispor-se a enviar o e-mail denunciante (que não contém IPs ou dados identificativos do browser ou outros) para comprovativo da denúncia.
Contactámos posteriormente a Endemol por telefone, e fomos informados que não era necessário qualquer apoio e que a ser, seríamos contactados por eles.

 

Base de dados completa à solta na Deep Web?

Os rumores confirmam-se cada vez mais. A probabilidade de existir uma base de dados completa na Deep Web é demasiado constante para ser ignorada.

Embora a Endemol tenha apresentado queixa, o facto de haver a possibilidade de um sistema ser invadido, significa por outro lado uma falta de segurança da empresa.
O que pensas desta situação?

Entretanto, o André continua desempregado e com a sua vida exposta na Internet.