Não é apenas um ou dois. São centenas de pessoas que foram contratadas mas, no mesmo dia, receberam um e-mail a indicar que tudo não passava de um erro informático.

O Citius parece não ser o único sistema informático do Governo que se desgoverna. O sistema informático que regula a contratação de professores por bolsa de contratação de escola também têm falhas, causando muito possívelmente momentos de alegria, mas também de tristeza.

Algumas pessoas à espera de contratação receberam o seguinte e-mail há poucos dias:

Exmo.(a) Candidato(a),
**********, com o número de utilizador ***********, serve o presente e-mail para informar V.ª Ex.ª da seleção, por bolsa de contratação de escola, efetuada pelo(a) ***********, ********, para o horário n.º 17.
Para dar seguimento ao processo, deverá aceder à aplicação a fim de proceder à aceitação/não aceitação.

 

Horas depois, novo e-mail bastante diferente, pela negativa:

Exmo.(a) Candidato(a),
Informa-se que deverá desconsiderar o email de notificação da selecção, por bolsa de contratação de escola enviado hoje, considerando a existência de um bloqueio imprevisto no sistema de envio de emails, facto pelo qual pedimos desculpa.

Com os melhores cumprimentos,
A Divisão de Informática

 

Não se sabem ao certo quantas pessoas foram afetadas por este “bloqueio imprevisto” – como se, um bloqueio, fosse fetivamente bloquear o envio de e-mails e não envia-los – e o contacto com o Ministério da Educação e Ciência foram sem sucesso.

 

professores

 

Se havia dúvidas sobre a leviandade deste processo, o melhor seria ligar para a linha de apoio à colocação e tirar as dúvidas. Mas não foi preciso.

O Nilton, conhecido humorista Português, fez o trabalho pelo Tugaleaks e decidiu ligar para a referida linha.
Obviamente que a coisa não correu muito bem:

 

Conforme se pode verificar pela gravação, a leviandade é também partilhada pela linha de apoio, a saber:
– aos 2:10 Nilton diz que está a dar aulas de pesados, a senhora acha normal porque “o professor teve que se candidatar” e “podem estar a pedir professores de Português” numa escola de condução
– aos 3:25 Nilton diz que faz um part-time no Café da Manhã e a senhora acha normal
– aos 3:40 e aos 3:50 Nilton diz que vai ligar do Café da Manhã e a senhora diz que pode tentar ligar
– só aos 3:55 a senhora que atenta diz que em directo “não convém”
– a situação repete-se até ao fim da chamada… “pronto, tá bem”.

No próprio link do YouTube há comentários a achar que o Nilton foi gozado pela senhora que atendeu – e que nem se identificou.
A questão é quem está a gozar com os professores? O Tugaleaks ainda não descobriu.

 

A demissão de um membro do Ministério da Educação e Ciência não resolve os problemas, porque ainda há uma escola à espera de uma assinatura para abrir uma sala de pré-escolar numa escola que tem crianças em lista de espera. É preciso fazer mais.