A Fertagus, operadora da infraestrutura SulFertagus, colocou em causa a segurança dos passageiros. A potencialidade para um acidente rodoviário aumentou drasticamente.
É uma das PPP que se pode dizer terem sido bem sucedidas: finanças à parte, é um serviço que funciona a horas, os comboios estão cuidados e a satisfação dos clientes é, na generalidade, grande.
Mas, quanto ao serviço terrestre, o caso muda de figura.
A Fertagus opera o serviço SulFertagus, um serviço de 43 autocarros que transportam pessoas de cinco estações de comboios da margem sul para destinos fora do local onde o comboio passa: Pragal, Corroios, Foros de Amora, Fogueteiro e Coina.
A forma como estes autocarros operam, embora se tenha apurado serem operados por outro operador, mas com a marca Fertagus, é outra história completamente diferente.
São frequentes as queixas de máquinas de validação avariadas, autocarros velhos ou do ar condicionado que não funciona e frequentemente trocado pelo “ar” da solfagem.
Agora, as queixas tomaram outro nível e preocupações mais alarmantes.
O Tugaleaks teve acesso a um vídeo da operação de um autocarro onde, devido à falta de ar condicionado e ao calor que se fez sentir há alguns dias, viajou com as portas da frente abertas.
Esta situação pode levar a que uma criança ou até um idoso caiam facilmente para fora do autocarro, criando um acidente totalmente evitável.
A potencialidade do risco de acidente aumenta exponencialmente.
O Tugaleaks presenciou a situação e obteve um breve vídeo que comprova a falta de segurança do autocarro:
Contactada a Fertagus, fonte oficial adiantou que “o serviço SulFertagus é realizado pela empresa Transportes Sul do Tejo, em regime de prestação de serviços à Fertagus, pelo que os elementos que nos enviou já foram objeto de reenvio para essa empresa, para efeitos de averiguação do sucedido”.
Sobre o incidente e a gravidade do mesmo, apenas informaram que “lamentamos a situação descrita, pelo que solicitamos, igualmente, de imediato, medidas corretivas para que tal não volte a suceder”.
Ficaram no entanto muitas perguntas por responder, como por exemplo o investimento feito no serviço SulFertagus.
O Tugaleaks irá continuar a acompanhar a situação de perto em busca do aumento das condições dos transportes da área da Grande Lisboa.
Conheces outras situações que merecem ser denuciadas?
Envia aqui a tua denúncia anónima.
Foto: Fertagus