Vários utilizadores com domínios na Internet estão nos últimos dias a receber um e-mail com o assunto “Seu nome de domínio foi reivindicado”. Como diria um político Português, é só fazer as contas.
Não se pode confundir a DNS Portugal, uma “empresa” com um domínio registado há cerca de dois meses (consultar whois), com a DNS.pt, o sistema de registos de domínios .pt. Os nomes são parecidos mas a finalidade é completamente diferente.
Quem tem registado um domínio .pt provavelmente já deverá ter recebido um e-mail da DNS Portugal a querer fazer o registo de um domínio .info. Ou seja, se o teu site for Portugal.pt fazem com que “tenhas” que registar Portugal.info.
De acordo com o e-mail, este diz que o “domínio” foi “reivindicado” e que “sob a obrigação estatutária de contactá-lo, a fim de lhe oferecer o primeiro direito de registo”, contactarem com o detentor do domínio .pt para lhe “oferecer” o domínio .info.
O contacto não foi solicitado. A “reivindicação” que alegam não foi feita. O intuito é cobrar mais de meia centena de euros do preço de mercado por um serviço que não é preciso.
Pormenores (des)interessantes
Empresa que não sabe o nome da sua própria empresa
Uma pesquisa atenta pelo site verifica-se que na página Sobre nós se apresentam como DNS Portugal e também como DNSI, mas na página de Política de Privacidade apresentam-se como DNS na Portugal.
Domínio inseguro
Uma visita ao site com HTTPS, ou seja, https://www.dnsportugal.org/, verifica-se que a ligação ao site é insegura. Um certificado SSL hoje em dia, para manter um site seguro, pode ser obtido gratuitamente.
Mais barato a um click de distância
Numa simulação feita na NameCheap, um conhecido sistema de registo de domínios, verificámos que o preço para um registo de dez anos é de 126.60USD, ou seja, cerca de 111EUR.
DNS.pt refuta ligação com esta “marca”
Em comunicado, divulgado pelo serviço de alojamentoa Webtuga, a DNS.pt refutou ligação à empresa DNS Portugal. Pelo comentário, a empresa deixa transparecer que a DNS Portugal se está a apropriar do nome da DNS.pt, dizendo que “vem por este meio alertar para mensagens de email provenientes de entidades que não têm qualquer relação com a Associação DNS.PT, as quais visam induzir, sob pretensas consequências, o registo de domínios sob .info”.
O mesmo serviço de alojamento informa que “Os responsáveis pelo envio do e-mail fazem-no acreditar que alguém está a tentar registar o seu nome de domínio sob a extensão .info, convencendo-o assim a salvaguardar esse registo sob falsa informação”, rematando ainda a recomendação para estares “atento a este tipo de esquemas de forma a que não seja enganado.”
Também a PTServidor efetuou um alerta apelidando este serviço de “fraude”.
“Não falo com jornalistas”
Sem telefone ou dados da empresa no domínio, tentámos contactar o famoso “Rodrigo” que assina as centenas ou mesmo os milhares de e-mails a “oferecer” domínios .info. Recusando sempre informar para que empresa trabalha, informou logo nos primeiros contactos que “[n]ós tomaremos medidas legais se publicidade negativa sobre a nossa empresa for publicada”.
Quando questionado pela terceira vez sobre a empresa onde trabalha, informou apenas que “[n]ão estou autorizado a falar com jornalistas”.
O Tugaleaks contactou vários especialistas da área que recomendam que ignorem a “oferta” desta empresa e verifiquem com atenção os factos vertidos nesta notícia.
Queres fazer uma denúncia ao Tugaleaks?
Podes enviar a tua denúncia aqui, de forma anónima.
Imagem: DNS Portugal
ATUALIZAÇÃO 26-10-2018 20:00: removida informação sobre IVA que se encontrava incorreta