skip to Main Content
Mário Soares: o livro que o "atacava" e que desapareceu de circulação (e do jornal i)

Mário Soares: o livro que o “atacava” e que desapareceu de circulação (e do jornal i)

Imagina um livro com escândalos da democracia que vendeu 30.000 exemplares e que desapareceu. O Jornal i publicou um artigo em 2009 e o PDF voltou a desaparecer. Para de imaginar. Coincidência?

Mário Soares: o livro que o "atacava" e que desapareceu de circulação (e do jornal i)

 

Chamem-nos obcecados mas é a verdade. Para começar, retiramos do artigo do jornal i um excerto da notícia:

Fixe bem esta data: 27 de Janeiro de 1996. Era um sábado e o público português assistiu a um fenómeno sem precedentes: um livro, escrito por um autor nacional, vendeu 30 000 exemplares no lançamento. Depois foi retirado do mercado e nunca mais reapareceu.

(…)

Mas o que continha o livro afinal? Qual o motivo para as desaparições? Retomando a síntese de Vieira, que o analisou a fundo, Rui Mateus diz que Mário Soares, “após ganhar as primeiras presidenciais, em 1986, fundou com alguns amigos políticos um grupo empresarial destinado a usar fundos financeiros remanescentes da campanha. (…) Que, não podendo presidir ao grupo por questões óbvias, Soares colocou os amigos como testas-de-ferro”.

O engraçado nesta história toda não é o facto de haver um livro que atacava um grande politico daquele tempo nem o facto de mostrar corrupção. O facto mais engraçado é que o artigo do jornal i linka a um PDF que também não existe. Coincidência?

Um dos contactos do Tugaleaks fez o favor de nos enviar o PDF, o qual divulgamos abaixo. Entre os capítulos podemos ler algumas matérias e anexos interessantes, tais como:

  • Referência à conta movimentada na Holanda em nome do PS
  • Conta de Mário Soares no Bank fur Gemeinwirkshaft
  • Recibos vários entregues ao PS para a «resistência» ao 25 de Novembro de 1975
  • Transferência do PSD sueco ao PS no Verão «quente»de 1975
  • Carta de Mário Soares de 24.09.1075 ao ditador líbio, coronel Kadhafi

O livro chama-se Contos proibidos. Memórias de um PS desconhecido, foi escrito por Rui Mateus e está disponível para download no Tugaleaks.

Download aqui

 

Para sabermos a nossa história presente e em quem votamos, temos que ter bem definida a nossa história passada. E temos que saber em quem votar no futuro.

Convidamos-te a fazer o download e a citar nos comentários a parte ou as partes que mais gostaste de ler.

Sou um geek com 35 anos, trabalho há mais de meia vida na Internet. Atualmente sou administrador de sistemas na área de webhosting e segurança informática, trabalho também com escrita criativa para marketing digital e mais umas coisas em modo workaholic. Defensor dos direitos digitais.

This Post Has 24 Comments

Back To Top
Ver
Esconder