skip to Main Content
Tugaleaks censurado no Facebook

Tugaleaks censurado no Facebook

Já há alguns dias activistas se queixavam de censura e eliminação de mensagens. Ontem chegou a vez do Tugaleaks, onde praticamente toda a equipa do nosso Facebook foi “bloqueada” .

 

Tugaleaks censurado no Facebook

 

Em causa, esta imagem, que embora não passe uma mensagem que todos gostem, é uma opinião como todas as outras, talvez um pouco forte até.
Para haver uma ideia de como o nosso Facebook funciona, cada pessoa tem a sua opinião e faz imagens ou coloca-as vindas de outros lados.
Naquele momento, eram cerca das 5 da tarde de ontem, começou a haver problemas em colocar mensagens ou fazer likes. Trinca minutos mais tarde, a reacção foi esta, por parte de um membro da administração da nossa página de Facebook:

 

Tugaleaks censurado no Facebook

 

A partir daí, mais de 5 pessoas (que à data deste artigo conseguimos contactar) ficaram impedidas de fazer likes ou enviar mensagens, todas elas administradores da nossa página de Facebook Mas não é tudo. Contactámos algumas mais de 10.000 pessoas que partilharam a imagem original no Facebook (que ainda lá está colocada) via chat e também foram impedidas de enviar mensagens ou fazer likes.
Estima-se que podem ter sido bloqueadas mais de 10.000 pessoas, ou apenas por coincidência as que contactamos. Não sabemos.

E não sabemos porque desde o início e dada a conjuntura gigantesca do Facebook, não é possível contacto directo com esta empresa.
Sendo a maior rede social usada em Portugal, o Facebook tem tido algumas críticas sobre a sua gestão e há alguns dias haviam mesmo pessoas que se queixavam que tinham apagado posts e comentários.

Em relação aos bloqueios, podem passar por avisos, bloqueio de um, três ou quatro dias.

Como pode uma pessoa ser bloqueada por partilhar uma imagem de um grupo no seu mural, e a imagem continuar lá?

É uma boa questão. No entanto, o apoio dos nossos utilizadores continua bem visível na nossa página de Facebook.

 

Facebook Censurado

EDITADO ÀS 20H: o Tugaleaks emitiu um comunicado sobre as recentes acusaões que tem sido vitima, por favor ler aqui

Sou um geek com 35 anos, trabalho há mais de meia vida na Internet. Atualmente sou administrador de sistemas na área de webhosting e segurança informática, trabalho também com escrita criativa para marketing digital e mais umas coisas em modo workaholic. Defensor dos direitos digitais.

This Post Has 31 Comments

Back To Top
Ver
Esconder