António Costa: das ameaças aos funcionários da CM Lisboa ao envio de SPAM

Alegadamente António Costa terá mandado “ameaçar” funcionários da Câmara Municipal de Lisboa. Enquanto isso, envia SPAM com possível lista de e-mails ilegal.

António Luís Santos da Costa, conhecido como António Costa. É presidente da Câmara Municipal de Lisboa desde 2007 pelo PS. Foi igualmente Ministro do Estado e da Administração Interna, Ministro da Justiça, e Ministro dos Assuntos Parlamentares, em funções que começaram no ano de 1999.

Actualmente, é conhecido como o centro de uma disputa interna no PS e que poderá culminar, ou não, numa candidatura a Primeiro-Ministro.

 

Segundo fontes confirmaram ao Tugaleaks, em Julho foram alegadamente contactadas algumas pessoas, nomeadamente técnicos superiores e administrativos, que não pertencem aos quadros do PS, para serem “enviados para as juntas”. Os contactos evitam o mail, e preferem o telefone para evitarem registos, mas existiram algumas pessoas que receberam também e-mails. Os militantes do PS na Câmara Municipal de Lisboa estiveram isentos destes telefonemas.
Quem recusa ir para as Juntas recebe a resposta de que “é melhor ir agora, senão as consequências podem ser muito piores: primeiro, a Mobilidade e depois sugere-se o despedimento.

Uma fonte que confirmou esta situação ao Tugaleaks disse mesmo que “como António Costa controla os media, é impossível passar esta informação para fora”.

Esta transferência para as juntas destina-se a transferir pessoal da Câmara Municipal de Lisboa para as várias Juntas de Freguesia fazendo assim uma Reforma Administrativa na CML e distribuindo competências pelos órgãos locais.

 

costa260113

 

Alegado envio de SPAM

Foram recebidas pelo menos quatro campanhas de e-mail Marketing, enviadas a várias pessoas através de uma conhecida empresa de e-mail marketing, a MailChimp, que poderão não estar em conformidade com a lei. Na mensagem recebida, pode ler-se no final da mesma que “se o seu registo foi incluído na nossa lista de envio por erro ou se pretender que este seja removido da mesma, por favor clique em remover da lista”.

A base de dados terá alegadamente sido adquirida a uma empresa Portuguesa, não se resumindo apenas aos dados que constam no site do registo nas primárias.
No entanto, várias pessoas efectuaram queixas à Comissão Nacional de Protecção de Dados porque nunca se inscreveram em nenhuma lista de António Costa. Contactada a CNPD, esta confirmou a existência de queixas mas que “não é possível dar estimativas” sobre o tempo que vai demorar a análise desta queixa.
A mensagem da “inclusão de erro”, indica a CNPD, é “uma das questões a ser analisada nos processos de queixa supra referidos”, aplicando-se o “artigo 4.º da Lei n.º 67/98, de 26 de Outubro“.

 

O Tugaleaks tentou contactar por todas as vias disponíveis António Costa, nomeadamente por e-mail e também pela página do Facebook. Ao e-mail não foi recebida qualquer resposta, mas pelo Facebook fomos informados que as nossas questões “serão remetidas para a assessoria de imprensa da candidatura”. Esperámos 15 dias. Ninguém respondeu.

Previous Article

Deputados Portugueses custam 980% mais que deputados Americanos

Next Article

Assessora ganha 232 mil euros em cinco anos pela Câmara Municipal de Lisboa.

Ver
Esconder