A PSP foi fortemente criticada pelo sindicato que expôs a situação no Facebook. A festa da GNR não é para todos, apenas para “vips”.
De acordo com o Sindicato Unificado da Polícia de Segurança Pública, a PSP cortou folgas a agentes da PSP para guardar carros no Largo do Carmo.
Num total de 4 agentes, os mesmos foram destacados para guardar carros no passado dia 17 de dezembro de 2018, enquanto se fazia o jantar de Natal da GNR.
No Facebook do Sindicato, são várias as críticas e os elogios à situação. O Tugaleaks contactou a GNR para confirmar a informação, mas obteve, como é costume para este órgão de comunicação social, silêncio.
Já a PSP dirigiu um comentário ao Tugaleaks informando que “A Direção Nacional da PSP, por princípio, não comenta declarações ou exposições dos sindicatos da instituição. Neste sentido, informamos que nada temos a comentar sobre o assunto em apreço.”.
Trocas de folgas constantes
A moralidade de colocar agentes da PSP a guardar carros, como se as pessoas que vão à festa da GNR fossem “cidadãos superiores”, não está em causa. Mas até podia estar.
O problema é a troca constante de folgas, acumulada com os carros que precisam de ser “guardados” junto a uma força de segurança.
Contactado o Sindicato Unificado da Polícia de Segurança Pública, o Presidente do mesmo informou ao Tugaleaks que “a nossa publicação pretendeu demonstrar a indignação pelo facto de se estar a tornar pratica recorrente o corte de folgas a muitos dos efetivos da PSP, uma realidade face a ausência de um investimento efetivo no reforço de recursos humanos, para fazer face não só ao envelhecimento do efetivo, bem como ás aposentações e pré aposentações e ainda por motivos de doença que obriga a baixas de longa duração” e logo depois conclui que “depois verificamos que se desloca elementos para guardar um espaço devido a realização de uma festa de Natal”.
Apelou ainda a existir uma força de segurança humana, realçando que “os elementos policiais são seres humanos e não maquinas, precisam de descanso para recuperar das exigências da profissão, estar próximo da família que é um dos pilares para o bem estar psicológico dos elementos policiais”.
Pretendes denunciar situações nas forças de segurança?
Então preenche este formulário para fazeres uma denúncia anónima!
Foto: Jornal I