Especialistas em segurança informática da Universidade de Coimbra afirmam que existem falhas de segurança ao nível do software associado ao Cartão de Cidadão (CC) que permitem desbloquear assinaturas digitais e falsificá-las.
De acordo com Francisco Rente, investigador da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), o problema reside no software “inicialmente desenhado para integrar serviços do Estado como sejam o portal das Finanças, portal do Cidadão ou o da Empresa”.
Em declarações à agência Lusa, o também coordenador do Computer Security Incident Response Team (CERT/IPN) argumenta que quem desenhou a arquitectura geral do software “descartou a possibilidade do computador dos utilizadores estar infectado”.
Caso o computador de um qualquer utilizador esteja infectado com determinado software, existe a possibilidade de um pirata informático “não só saber o pin [chave de acesso] que desbloqueia as assinaturas do cartão de cidadão como falsificar a assinatura digitalmente”, avisou.
Ler mais: Publico