skip to Main Content

Cinco milhões de euros em 11 anos para simplesmente enviar e-mails diários com notícias

Estes e-mails estão a sair caros aos contribuintes. A Cision é especialista em “clipping”, e o erário público tem ao longo dos anos pago por isso.

A primeira pergunta que se deve fazer é “o que é o clipping”? O Tugaleaks teve acesso a vários e-mails de clipping da Cision e consegue perceber o funcionamento do mesmo.

Estes e-mails, enviados diariamente a quem os requisita (organismos do Estado, Câmaras Municipais, órgãos de soberania e de justiça, etc.) contém uma lista de notícias de relevo da entidade que as contratou.

A Cision faz o “scan” de todos os órgãos de comunicação social. Até o próprio Tugaleaks, como órgão de comunicação social, é “pesquisável” e pesquisado pela Cision.

Este não é o único serviço no mercado, mas é o que a esmagadora maioria dos serviços do Estado e poder local e judicial utilizam. O Google Alerts é uma boa alternativa. E quanto custa o serviço? É grátis.

O serviço de clipping é, como o Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia – Espinho, E. P. E. diz, um serviço “de Monitorização dos Meios de Comunicação Social”. O ajuste direto, publicado há poucos dias, paga seis mil euros por isso. Durante um ano, o Hospital vai receber um e-mail por dia com o resumo das notícias relevantes ao Hospital. E provavelmente irá receber, se o serviço funcionar, um e-mail com esta notícia.

Esta é um dos muitos organismos que solicita o serviço. Num espaço de 11 anos foram mais de 280 os contratos adjudicados à Cision com ajuste direto. Os contratos a concurso, esses, não sabemos o número.

O que contém o “clipping”

Conforme indicado anteriormente, o “clipping” é a forma de agregar notícias publicadas nos outros órgãos de comunicação social.

Como exemplo, o Tugaleaks teve acesso ao envio de um desses e-mails enviados ao Ministério da Justiça, um dos “clientes” da plataforma:

Como se pode ver, o e-mail consiste apenas e só na divulgação de notícias relacionadas com justiça.

O serviço vale a pena?

O Tugaleaks contactou a Cision há mais de duas semanas. Obtivemos silêncio. Queríamos perguntar quantos clicks e visualizações existiam por envio para aferir se o serviço era efetivamente e realmente rentável.

Desta forma, é impossível saber se os 5.073.815,24 EUR  empenhados desde 2018 em 280 contratos, e estamos apenas a contar os de ajuste direto, realmente fizeram um efeito positivo no trabalho de quem solicita este serviço.

Sou um geek com 35 anos, trabalho há mais de meia vida na Internet. Atualmente sou administrador de sistemas na área de webhosting e segurança informática, trabalho também com escrita criativa para marketing digital e mais umas coisas em modo workaholic. Defensor dos direitos digitais.

Back To Top
Ver
Esconder