A acontecer, é um acto de guerra. Os boatos correm pela Internet mas ganham força tendo em conta as movimentações fora da embaixada.
Segundo Ricardo Patino, o equivalente a Ministro dos Negócios Estrangeiros do Equador, a Embaixada pode perder o estatuto diplomático graças a uma lei que permite, em casos de terrorismo, retirar esse estatuto às embaixadas no Reino Unido. Indicou também ter recebido “ameaças” do Reino Unido.
Por outro lado, um membro do Governo da Suécia já apelidou Julian Assange de “doente” e de “cobarde”, conforme declarações prestadas.
A qualquer momento o Reino Unido pode usar a lei criada em 1987 que pode, em caso de ameaça nacional ou terrorismo, retirar a “imunidade” que uma Embaixada normalmente tem. A lei, Diplomatic and Consular Premises Act 1987, pretende apelidar Assange de “terrorista” e permitir assim ao Reino Unido invadir a embaixada, extraditar Assange para a Suécia e possivelmente fazer com que ele seja levado para os Estados Unidos, onde um júri secreto pretende acusá-lo de espionagem.
Os Anonymous estão a juntar-te na embaixada e já existe livestream com mais de 15.000 pessoas. O livestream, que pode ser consultado aqui, é feito por um “jornalista activista”.
No momento em que esta notícia está a ser escrita, existem 8 polícias à porta da embaixada.
Mais informações actualizadas no nosso Facebook assim que humanamente possível.
EDITADO ÀS 10H: outro link de stream aqui
EDITADO ÀS 14H30M: Assange já com asilo. Mais informações a partir da meia noite no nosso próximo artigo