Ao início da tarde quinta-feira era anunciado numa conferência de imprensa que Julian Assange, de 41 anos, tinha obtido asilo político.
No mesmo dia, o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido afirmou, numa declaração disponível online, que “O Reino Unido não reconhece o princípio do asilo diplomático”. Adiantou ainda num tom desafiador que “A decisão desta tarde do Governo equatoriano não altera nada”, o mesmo tom que usou anteriormente para ameaçar a “invasão” da Embaixada do Equador.
Segundo fonte anónima do Governo do Reino Unido, se o Equador for avisado com uma semana de antecedência, poderá ver o estatuto da sua Embaixada revogado, sendo que a qualquer momento Assange pode sair pelas mãos da polícia do Reino Unido.
As declarações do Equador podem ser lidas aqui com o texto original e aqui com tradução em Inglês. Pode ler-se, ao aprofundar o documento, que é baseado em vários factos históricos e convenções e que a legalidade parece, segundo o Equador pensa, estar do lado da decisão tomada por este país.
A arrogância do Reino Unido tem passado demasiado impune para o Tugaleaks, como rede que tenta ser assemelhar à Wikileak. É com o máximo repúdio as ameaças e tentativas de silenciamento da verdade. Assim, no decorrer da próxima semana, iremos fazer uma concentração em frente à Embaixada do Reino Unido em Lisboa, na próxima quarta-feira a partir das 19 horas.
Pede-se a todos os injuriados com a prepotência do Reino Unido em desafiar e ameaçar de invasão um país soberano e dono da sua soberania mque compareçam, divulguem e mostrem a sua imdignação.
Evento no Facebook
Aparece!