Mais de 20% das ligações de Bittorrent em Portugal sofrem de Traffic Shaping

Chama-se traffic shaping e é a técnica que os ISPs usam para bloquear ou tirar prioridade a certo tipo de tráfego. Segundo um estudo, em Portugal mais de 20% das ligações sofrem deste problema.

Já há muitos anos que fala nisto: os torrents saem com menos velocidade, o P2P na “hora de ponta” esta mais lento, o SFTP nunca funcionou com a velocidade real, etc.
Os operadores, no seu secretismo, tendem em nunca revelar se fazem ou não traffic shaping, no entanto um teste, efectuado durante um ano, mostra a lista dos países que bloqueiam certo tipo de tráfego.

A Grécia está em primeiro lugar, sendo tendo pouco mais de 10% das ligações bloqueadas. O pior país onde as ligações à Internet são alteradas é a Coreia do Sul, com quase 80% das suas ligações a sofrerem modificações pelos seus ISPs. Portugal está um pouco acima do valor dos 20% no entanto não é, de longe, o pior país.

 

fiber_optic_pic

 

Em Portugal, não há um ISP que tenha dito publicamente que faz traffic shaping. No entanto, as queixas em fóruns como o ZWare ou o Fórum Clix incidem sempre nos picos horários de maior afluência.
A ANACOM por outro lado não lançou qualquer estudo sobre traffic shaping.

Em relação às velocidades da Internet, num artigo da DECO Proteste efectuado há dois anos, pode-se ver que mesmo nas novas tecnologias como a 4G, os downloads anunciados ficam aquem das velocidades reais.

 

throttled-countries

 

Como evitar Traffic Shaping?

Usar a porta 80: A maioria do tráfego na porta 80 não é filtrado, pelo que é possível configurar alguns programas de P2P para usar esta porta e teoricamente ter mais rapidez
Usar uma Seedbox: Este conceito é mais usado em torrents, onde existe uma ligação normalmente no estrangeiro que saca os torrents e continua a transmitir o upload, fazendo depois o utilizador o download dos torrrents através de http. A Santrex é a empresa que tem a Seedbox mais conhecida.
Usar uma VPN: Normalmente esta é a solução para todos os males. As ligações ficam encriptadas e faz-se uma “ponte” onde ISP não consegue, teoricamente, descobrir a origem do tráfego. A empresa com melhor peering e velocidades para Portugal é normalmente a Private Internet Access.

 

O site Net Neutrality mostra em gráfico a neutralidade da Internet – ou seja, a não intervenção nas comunicações dos utilizadores – por todo o mundo.

O estudo foi efetuado com a ferramenta Glasnost.

Previous Article

Secretaria Regional de Educação dos Açores dispensa funcionários que organizam evento tauromáquico

Next Article

Duas pessoas foram detidas por trocaram Bitcoins que foram usadas no Silk Road

Ver
Esconder