A notícia provavelmente quase toda a gente sabe: Precários Inflexíveis “obrigados” a remover comentários num blog, ou arriscam-se a uma multa diária. O Tugaleaks disponibiliza os comentários para “download”.
Os Precários Inflexíveis são aqueles que se vêem nas manifestações. Carrinha vermelha, vários apoiantes e que luta por causas das quais mais ninguém luta desta forma (exepto talvez o FERVE, mas no Porto). Fazem-no contra a precariedade, contra a exploração e mantém um sítio na Internet que denuncia actividade discriminatória e contra as leis laborais injustas do nosso país.
Conforme denunciado em vários órgãos de comunicação social (aqu, aqui, aqui, entre outros) e no próprio blog deles, os Precários Inflexíveis são “obrigados” a remover comentárioa sobre uma empresa numa denúncia de trabalho… num post sobre outra empresa.
A empresa é a Ambição Internacional Markting, Lda..
O Tugaleaks lembra-se muitissimo bem de uma data: Dezembro de 2010. Foi nessa altura que o website criado por Julian Assange, Wikileaks, pediu “espelhos” para lutar contra este mesmo tipo de censura.
É por isso que o Tugaleaks se mostra solidário e, de acordo com informação enviada de forma anónima para o nosso e-mail, disponibiliza printscreens dos comentários, caso os mesmos sejam realmente apagados.
Convidamos por um lado a referida empresa a processar as centenas de utilizadores que podem (e vão) espalhar esta mensagem via web.
Recomendamos de outro modo aos utilizadores, o download deste ficheiro (alojado nos servidores do Tugaleaks) e a criarem albuns no Facebook com estas imagens, linkarem em blogs, ou alojarem o ficheiro noutros servidores.
Será que a censura também vai chegar aos printscreens?