O vídeo é de Janeiro deste ano mas tem corrido a Internet desde Fevereiro. Imagens mostram guardas prisionais a atirar indiscriminadamente contra presos nus.
Joinville é um município localizado na regiãonordeste do estado de Santa Catarina, no Brasil e é a mais populosa cidade do estado.
O vídeo do circuito interno da prisão mostra uma operação “pente-fino” do Departamento Estadual de Administração Prisional.
Imagem da câmara de vigilância
A operação começa perto das 9h da manhã e aos presos é ordenado que se encostem a uma parede. A maior parte estão completamente nus e outros têm muito pouca roupa.
Enquanto eles se encostam á parede no fim da sala levam com gás pimenta e balas de borracha.
Aos 1:30 pode ver-se do lado direito um preso arrastado pelo chão sem motivo aparente.
O Juiz da Vara de Execução Penal, João Marcos Buch, estava de férias, mas voltou mais cedo, segundo relata o site A Notícia, que citou o juiz quando ele disse que “[j]á tinha visto isso na televisão, mas não consigo admitir que tenham feito isso em Joinville. Sabem que não tolero esse tipo de atitude e também sabiam que havia câmeras.“
As investigações continuaram dias depois, quando seis presos foram ouvidos. Três deles, relata o site A Notícia, “ foram atingidos com tiros de munição de borracha” e um deles deslocou o ombro.
O caso está ainda a ser investigado pelas autoridades Brasileiras.