Pedro Passos Coelho, actual Primeiro-ministro, foi convidado para o evento Bilderberg, afirmou Pingo Balsemão num programa do seu canal de televisão.
O anúncio foi feito por Pinto Balsemão, num programa do sue próprio canal de Televisão, SIC Notícias, a 29 de Junho.
Não é claro para que encontro foi convidado, mas provavelmente terá sido para um dos dois últimos.
O último encontro foi em Junho deste ano, há cerca de dois meses, onde a acompanhar Balsemão esteve Paulo Portas, o número dois do Governo de Passos Coelho.
Edifício onde se realizou o encontro em 2013
Por outro lado, pode também ter sido convidado para a reunião de 2010, um ano antes de ser Primeiro-ministro, quando nessa altura foi Paulo Rangel, que ficara nesse mesmo ano em segundo lugar nas eleições do PSD.
Balsemão disse que para o grupo são convidadas “pessoas que nós entendamos que deverão ter relevância, social, cultural…” e que Passos Coelho foi convidado “mas não pôde ir”.
O site Portugal Confidencial vai mais longe e afirma que “todos os governos de Portugal dos últimos vinte anos – num total de sete – foram liderados por membros do Bilderberg. Vários dos nossos últimos primeiros-ministros foram eleitos poucos meses após se iniciarem nessa sociedade secreta”. Alguns nomes dos quais estamos habituados a ouvir são José Sócrates, Rui Rio, Marcelo Rebelo de Sousa, Francisco Morteira Nabo e António Guterres.
Os eventos deste ano do encontro Bilderberg ficaram marcados pelo aparente bloqueio de alguns vídeos pelas redes sociais, como indicou o Tugaleaks. Um dos vídeos em questão era de uma pessoa a falar contra esta reunião e sobre o perigo que ela representa e acabou por ser censurado na rede social Facebook.
Existem ainda muitas perguntas que incomodam, às quais Balsemão não quis responder.