CISPA: USA aprova lei que permite espiar as tuas actividades online

CISPA: USA aprova lei que permite espiar as tuas actividades online

Enquanto se falava de Bóston e do acontecimento trágico, os USA aprovaram a CISPA, uma lei bastante controversa que tem como fim restringir a liberdade na Internet.

 

CISPA: USA aprova lei que permite espiar as tuas actividades online

 

CISPA, que significa Cyber Intelligence Sharing and Protection Act, é uma lei, aprovada pelo Congresso Norte-Americano, é uma lei que permite a partilha de informação de possa ameaçar a segurança da Intrernet com várias agências incluindo o próprio Governo. Estas informações podem ser dadas sem o consentimento do utilizador, em nome da preservação da segurança na Internet.
Segundo várias mensagens a circular pelos Anonymous no YouTube e Facebook, a CISPA é o equivalente a termos um agente da PJ a entrar na nossa casa e “revistar” a casa e pessoas sem uma ordem de um tribunal.
Parece assustador? Mas é a verdade.

Este vídeo da TVRevolta explica o que é a CISPA:

Existiu uma alteração feita pouco antes da aprovação, que permitia na selecção de um emprego em solo dos Estados Unidos, o empregador pedir a password do Facebook do candidato, para “vasculhar” vários aspectos da sua vida. A alteração foi abolida, com 224 votos contra e 189 votos a favor. O número alarmante de votos a favor deixa qualquer pessoa preocupada.

Mobilização contra a CISPA

Agora que a lei CISPA foi aprovada, existem já várias medidas propostas pelo coletivo Anonymous ou outros tantos envolvidos nisto.
Uma petição na Casa Branca já tem as assinaturas suficientes para ir a discussão, com mais de 116.000 assinaturas e parece que existem outras formas de luta.

Por cá, pouco se tem ouvido falar da CISPA. Leis similares como a ACTA tiveram dois protestos em 2012, um deles organizado pelo Tugaleaks. Até ao momento, nenhum coletivo Anonymous em Portugal marcou qualquer protesto.

Para saberes mais sobre como “parar” a CISPA visita o link CISPA is Back e, caso tenhas amigos a viver nos Estados Unidos, deves enviar-lhes o link, pois existe forma de contactar o seu representante (a partir do código postal é seleccionado e automaticamente mostrado o contacto).
Embora aprovada, esta lei ainda tem que passar por mais duas fases até ser aprovada, incluindo pelo presidente Barak Obama.

Ainda nada está perdido, mas todos já estão preocupados.

Previous Article

Descargas directas da ETAR de Castro Daire para o Rio Paiva põem em risco a população

Next Article

Jornalista despede-se depois do grupo Impresa lhe alterar um artigo sem consentimento

View Comments (8)

Comments are closed.

Ver
Esconder