skip to Main Content

Agência para a Modernização Administrativa “protege” documentos com password 12345

Se existem coisas que sabemos que ainda acontecem em pleno 2021 é a falta de segurança no Governo e nos seus organismos. Mas nunca pensámos, antes de fazer esta notícia, que a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P., conseguisse ser tão “moderna” ao ponto de permitir que isto possa acontecer.

Em causa está a criação de uma página web onde colocam um link para uma plataforma cloud. Esses ficheiros encontram-se disponíveis para download mas protegido por uma password. E a password está colocada no texto onde está o link.

A password é precisamente aquilo que vai certamente espantar todas as pessoas que querem minimamente perceber de segurança informática… pois trata-se de “12345”.

Password 12345 – será segura?

Já em 2015 dizia o Google que “se a tua password é 12345, não estás sozinho”, num vídeo onde incentivava as pessoas a alterarem esta password.

Já na Wikipedia encontramos esta como a 9ª password mais utilizada, se bem que a primeira é um pouco mais difícil pois tem um “6” no fim, ou seja, 123456.

Dai podemos entender o quão segura é a segurança do estado.

Onde está esta password?

A password está num texto público que está publicado na página https://www.autenticacao.gov.pt/web/guest/servi%C3%A7o-de-assinatura-de-faturas-eletr%C3%B3nicas-safe-. Esta página mostra a forma de assinar faturas eletrónicas com o Serviço de Assinatura de Faturas Eletrónicas (SAFE), sistema este que é “certificada pelo Estado Português”.

Na referida página podemos encontrar o link “Consulte aqui a documentação técnica para integração com o SAFE” e depois logo no final da frase a informação “(password: 12345)”.

Dentro do ficheiro encontramos várias informações que, algumas até podem ser públicas, mas certamente que o documento SAFE-SignatureService.json que permite assinar PDFs nos softwares de faturação antes de os enviar para os clientes poderá não ser.
Mas se fosse tudo publico, porquê proteger os ficheiros com password?
E se são protegidos, porque não utilizar uma password mais “forte”?

Recorde-se que a assinatura qualificada, razão pelo qual são disponibilizados estes documentos, é obrigatória para softwares de faturação a partir de 30 de julho de 2021. Mas, a obrigatoriedade de proteger informação não parece ser, mesmo num sistema que é, referimos novamente, certificado pelo Estado Português.

O Serviço de Assinatura de Faturas Eletrónicas (SAFE) vem dar resposta e cumpre os requisitos impostos pelo DL 28/2019 de 15 de fevereiro e Regulamento UE n.º 910/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de julho de 2014. Por isso tinham 5 anos para se preparar melhor do que “12345”.

 

Pretendes enviar uma denúncia?
Preenche este formulário totalmente anónimo.

Sou um geek com 35 anos, trabalho há mais de meia vida na Internet. Atualmente sou administrador de sistemas na área de webhosting e segurança informática, trabalho também com escrita criativa para marketing digital e mais umas coisas em modo workaholic. Defensor dos direitos digitais.

Back To Top
Ver
Esconder